Por Bruna Camargo, em 10.01.2022

(Broadcast+) – Nuvem, e-commerce, robôs virtuais, propagandas digitais, consumo de dados e desenvolvimento de software. Essas são as megatendências de tecnologia globais preferidas da Wealth High Governance (WHG), segundo carta do gestor divulgada aos investidores hoje, referente ao quarto trimestre de 2021.

“Investimos em tecnologia porque acreditamos ser o setor mais abundante em potencial de crescimento. Um dos pilares da nossa estratégia de investimentos em crescimento é a identificação de tendências e temas que vão gerar crescimento independentemente do cenário macroeconômico”, afirma a gestora, pontuando que, para se ter esse tipo de exposição, é preciso buscar os mercados internacionais.

Salesforce, UiPath, Facebook e Snowflake são oportunidades

O primeiro tema citado é o de infraestrutura e serviços na nuvem. “Sistemas legados não são integrados, não funcionam adequadamente em ambientes remotos, não possuem inteligência artificial, são lentos e demandam processos manuais de baixo valor agregado. Nesse sentido, a transformação digital tem puxado aplicações e processos para a nuvem. Empresas como Salesforce, ServiceNow, Workday e Accenture são exemplos de beneficiárias dessa transformação”, descreve a carta.

Já o comércio eletrônico (e-commerce) está no radar de interesses da WHG. “Estamos caminhando para o mundo de consumo imediato em que a maior parte das compras online serão entregues no mesmo dia, em uma questão de horas”. Assim, a favorita da gestora no setor é a Amazon, pela avaliação de que a empresa disparou na frente das concorrentes em termos de “escala, eficiência, volume e distribuição”.

Para a WHG, no futuro, o mundo terá robôs virtuais realizando atividades repetitivas no lugar das pessoas. “A demanda por esse tipo de produto cresceu materialmente nos últimos anos. Grandes empresas têm bilhões de dólares e horas-homem investidas em utilizar sistemas antigos, e ainda há muitos anos pela frente para essa coexistência, trazendo a necessidade de automação para integrá-los com baixo custo de pessoal. A inflação de salários deve também contribuir para mais empresas buscarem eliminar o uso de mão de obra na execução de tarefas repetitivas que podem ser executadas por robôs”, justifica. No setor, a favorita é a UiPath, que consegue crescer 40% vendendo somente para a base atual de clientes, segundo a gestora.

As propagandas digitais também figuram na lista. A pandemia fez as pessoas ficarem mais tempo online e aumento de negócios digitais, impulsionando o setor com maiores orçamentos dedicados a esse segmento do marketing, pontua a carta. “Como esperado, apesar das constantes notícias negativas, o Facebook continua comandando uma fatia relevante desse universo”, acrescenta a WHG, citando também o Google como beneficiário.

Com o crescimento da geração diária de volume de dados, as empresas têm visto mais valor nesse material. “Nossa visão é que empresas expostas a esse tema irão vivenciar um período forte de crescimento. Dados vão continuar a crescer e a demanda por soluções que viabilizam o armazenamento e análise desses dados crescerá junto”, pontua a gestora, que vê a Snowflake como destaque do setor por seus serviços oferecidos e crescimento apresentado.

Por fim, a WHG ressalta que, “com tantas atividades migrando para o mundo online, a demanda por programas de software cresce em igual proporção”. Para a gestora, ferramentas como Atlassian, GitLab e Github (da Microsoft) têm experimentado forte demanda e devem se fortalecer nos próximos anos.